A história do Halloween.


Finalmente chegou o Halloween! É dia de pedir doces nas portas, ou se você assim como nós está na terra do futebol, é dia de por sua melhor fantasia e curtir uma boa festa de dia das bruxas. Nesse exato momento as crianças ao redor do mundo estão enchendo suas sacolas de doces e balas, mas já parou para pensar quantas delas, aliás, quantas pessoas sabem a verdadeira origem dessa festa? Porque pegar doces? Porque as fantasias? De onde veio? Calma, calma, são muitas perguntas mas vamos responder todas elas para você. 

A data do dia 31 de outubro foi escolhida por ser o último do calendário celta e também quando se comemorava o "All Hallows Eve" de onde surgiu o nome que conhecemos hoje. Nessa data se realizava um festival celta de nome Samhain onde acreditavam que durante uma noite o véu que divide a terra do mundo dos mortos ficava mais fino e por conta disso os mortos e demônios poderiam voltar a andar na terra e os vivos poderiam revê-los ou encontra-los. Durante a celebração as pessoas dançavam ao redor de fogueiras para afastar os espíritos ruins, mas deixavam a porta de suas casas abertas na esperança que o espirito das pessoas amadas voltassem para visita-los


A ideia de usar fantasias veio justamente daí, além da fogueira, eram usados para se proteger dos espíritos ruins que durante aquela noite vinham em busca de um corpo para possuir. Então a ideia era se fantasiar de criaturas como bruxas, fantasmas, e máscaras assustadoras para que os maus espíritos confundissem as pessoas com seus semelhantes e não lhe fizessem mal algum. 

A tradição se manteve desde então e depois foram acrescentados algumas novas tradições como, por exemplo o ato de pedir doces de porta em porta. Isso porque em 1846 os Estados Unidos receberam vários imigrantes irlandeses que levaram um pouco de sua cultura para a festa. Dessa forma era comum que pedissem pequenos presentes nas portas dos vizinhos e caso não recebessem faziam algum tipo de travessura. A mistura dessas culturas gerou o que vemos hoje com crianças carregando sacos enormes de doces pelas ruas.

Algumas figuras que fazem parte do Halloween como as lanternas de abóbora vieram de uma antiga lenda do Jack O' Lantern também irlandesa.

"A lenda conta que Jack Miserável enganou o próprio diabo três vezes e em uma delas impediu que o mesmo levasse sua alma para o inferno. Quando finalmente Jack morreu, nem os céus o aceitaram e já que o diabo estava proibido de levar a alma dele para o inferno, lhe deu um pedaço de carvão e o deixou solto na noite escura. Jack entalhou então um nabo e colocou o carvão em brasa dentro dele, fazendo disso uma lanterna e desde então tem vagado por aí."

Os Irlandeses criaram várias versões dessa história entalhando diversos tipos de vegetais. Quando chegaram aos EUA a tradição foi passada até chegar nas abóboras que vemos por aí todos os anos.

Atualmente o Halloween não carrega mais tanto significado em suas ações, na verdade, a grande maioria das pessoas apenas curte e celebra a festa sem saber de suas origens históricas. O que me lembra que hoje a WeRGeek também estará comemorando e antes de irmos curtir nossa festinha desejamos a todos vocês um FELIZ HALLOWEEN!

0 Response to "A história do Halloween. "

Postar um comentário

Arquivo do blog