Caso Anneliese Michel: Possesão demoníaca?

Sabia que os filmes "O Exorcismo de Emily Rose" (2005) e "Requiem" (2006) foram baseados em um caso real que aconteceu na Alemanha entre 1975 e 1976? Conheça a história de Anneliese Michel.


Anneliese Michel era uma menina alemã que tinha distúrbios psiquiátricos. Seus pais, Anna e Joseph Michel, eram muito religiosos. Aos 16 anos, sofreu uma convulsão e descobriu que sofria de epilepsia, aliada a esquizofrenia. 

Os tratamentos médicos não estavam funcionando, o que frustrava a família de Anneliese. Ela desenvolveu depressão, escutava vozes, xingava e atacava as pessoas com mordidas, gritava, se alimentava de moscas e aranhas, bebia a própria urina e se automutilava. Também desenvolveu aversão a qualquer símbolo religioso, quebrando crucifixos e imagens de Jesus Cristo.

Ela começou a acreditar que tinha sido possuída, levando seus pais a pedirem à Igreja Católica um exorcismo, o que só foi liberado um ano depois, após análises. Ernest Alt e Arnold Renz foram os padres designados para realizar os rituais. A família resolveu parar com o tratamento médico.

Foram 67 seções de exorcismo ao longo de 9 meses para tirar os espíritos de que tinham as identidades de Judas, Cain, Nero, Lucifer, Fleischmann (um ex-padre do século XVI) e até mesmo de Hitler. Ao longo desse tempo, Anneliese não comia direito, ficando cada vez mais magra. Ao mesmo tempo, durante as seções, apresentava uma força que não condizia com seu corpo fraco, precisando ser segurada por até 3 homens.


Durante as seções, ela falava com várias vozes masculinas e fazia inúmeras genuflexões (ato de dobrar os joelhos, como forma de reverenciar), chegando a ter problemas nos joelhos.


No dia 1 de julho de 1976, Anneliese morre, aos 23 anos, de desnutrição e desidratação que causou falência múltipla dos órgãos. Diz-se que, a meia noite, os demônios foram embora de seu corpo, deixando-a descansar em paz.

Túmulo de Anneliese no cemitério de Klingerberg.
Os pais de Anneliese e os padres que fizeram o exorcismo foram indiciados por negligência médica, sentenciados a 6 meses de prisão. O caso ficou conhecido como "Caso Klingenberg".

Até hoje esse caso é muito estudado e discutido. O caso de Anneliese foi um descaso médico de seus pais, ou uma possessão demoníaca legitima?

0 Response to "Caso Anneliese Michel: Possesão demoníaca? "

Postar um comentário

Arquivo do blog