Não tem como não falar de filmes sem mencionar Stanley Kubrick, principalmente quando o assunto gira em torno de clássicos.

Stanley Kubrick estreou em Nova Iorque no dia 26 de Julho de 1928. Mal sabiam que naquele dia, nascia um grande cineasta-roteirista, produtor e fotógrafo. Kubrick é autor de grandes clássicos como A Odisséia no Espaço, O Iluminado, Spartacus, Laranja Mecânica, entre outros. Nos seus setenta anos de vida, Stanley Kubrick dirigiu somente 13 curta-metragens mas foi o bastante para deixar seu legado e conquistar milhares de pessoas, até hoje. Vamos viajar no espaço e conhecer a história dele?
Stanley Kubrick
Estamos em 1941, aos 13 Kubrick era fotógrafo e assim começou sua carreira. Quem conhece sabe que ele possui um perfeccionismo quase intimidador e foi ai que tudo começou. Quando uns não acreditavam em seu potencial, ele mostrava que era capaz e revertia seus pensamentos.
A Odisseia no Espaço
Em 1953 foi produzido, seu primeiro longa-metragem Medo e Desejo, pouco visto. Dois anos depois, outro filme foi produzido por ele mas não fora considerado muito bom.
Aqui estamos, em 1957, ano de estreia de Glória Feita de Sangue. Por quê falar deste filme? Oras, foi a atriz Susanne Christiane que viria a ser a nova Christiane Kubrick, mãe das filhas de Kubrick: Vivian, Katherine e Anya.
Já a partir de 1960 as coisas começam a melhorar para o lado de Kubrick, pois como Anthony Mann foi substituído por um desentendimento na equipe, Stanley foi chamado para ser o substituto para a direção do filme Spartacus, onde o público passou a conhecer melhor o seu trabalho e assim, criaram-se admiradores.

Laranja Mecânica
Agora estamos em 1962. Com o filme Lolita, adaptação do livro de Vladimir Nabokov, Kubrick fez seu primeiro trabalho fora dos EUA. Como naquela época o cinema era uma das fontes de informação sobre o que acontecia ao redor do mundo, no filme Dr. Fantástico de 1964 é possível ver a Guerra Fria nos detalhes. Em 1968 o seu marco no cinema, A Odisseia no Espaço ganhava vida, seguida por Laranja Mecânica em 1971.
Lolita
Estamos em 1980 e agora é a vez do filme O Iluminado, baseado na obra de Stephen King, ganhar vida. Uma curiosidade sobre esse filme é que, além de todo perfeccionismo nos ângulos e planos, Kubrick expôs 390.000 metros de película para um único filme de 142 minutos, onde o considerado "normal" seria 2.800 metros. Ou seja, foram 102 takes onde o "normal" seriam apenas 10.
O Iluminado
Agora o mundo estava focado na Guerra Fria, assim como seus filmes, em Nascido Para Matar podemos ver o foco na história que gira em torno da Guerra.
Nascido para Matar
Infelizmente chegamos em 1999, o ano do seu último filme: De Olhos Bem Fechados. Kubrick veio a falecer antes da estreia do filme, de infarto durante a noite. Seu filme não foi muito bem aclamado pelo público.
Indicação de filme: O Iluminado
Indicação de filme: O Iluminado
Espero que vocês tenham curtido o primeiro FALANDO SOBRE DIRETORES.
Fiquem ligados que o próximo diretor é conhecido por roteiros não lineares, muito sangue e às vezes até aparece no filme. Já sabe quem é?
0 Response to "Falando Sobre Diretores: Stanley Kubrick "
Postar um comentário