Uma festa diferente: El día de los Muertos.


O Halloween já é nesse sábado gente! Tá chateado porque é só um dia de festa? Nada disso, na verdade essa postagem é para te dizer que a festa não pode nem deve acabar, afinal depois do Halloween tem El día de los muertos! Isso mesmo então que tal ler um pouquinho e aproveitar o feriado para celebrar a vida?

El día de los muertos é celebrado no México e alguns países latinos do dia 31 de outubro até dia 2 de novembro. Durante essa celebração os vivos da família vão até os cemitérios levando comidas, bebidas, e até mesmo algumas brincadeiras e coisas que os mortos gostavam de fazer em vida. Além disso é comum que as pessoas lavem os túmulos - como fazemos no brasil - e também os enfeitem com flores e velas bem coloridas. 

Acredita-se que durante a noite de 31 de outubro, os portões do céu são abertos e dessa forma os espíritos das crianças podem voltar e se reunir com as famílias por 24 horas.  Já no dia 2 de novembro os espíritos dos adultos podem vir celebrar e aproveitar as festividades que suas famílias fizeram.

Gravura de José Posada
Nas ruas as pessoas se fantasiam e muitas vezes pintam os rostos como a Calavera Catrina que nada mais é do que as caveiras mexicanas. Ela foi vista pela primeira vez em uma gravura de José Guadalupe Posada que escrevia para um jornal mexicano. A caveira usava um enorme chapéu repleto de flores, com os anos o enorme chapéu sumiu mas restaram as flores que enfeitam os cabelos das mulheres durante a festa. 
La Muerte, Catrina - O livro da vida

E aproveitando que falamos dela, para fazer uma pequena indicação de um filme que conta com vários detalhes sobre a celebração. A animação "O livro da vida" foi feita em 2014 e retrata exatamente a origem dessa festa tão animada. O filme também apresenta a Morte, que tem o nome de Catrina, bem, acho que já deve ter reparado que seu desenho e até mesmo seu chapéu foi inspirado nas gravuras de Posada. Ah, claro, a protagonista do filme é María Posada. A animação é bem colorida e alegre além de ter uma trilha sonora lindíssima igualmente a sua história. 

El día de Los muertos não é um momento para tristeza ou para sentir saudades apenas, mas para dar valor a vida e festejar os momentos felizes que já passou com aqueles que não estão mais entre nós. Então nesse dia de finados, aproveite para puxar um pouquinho do espirito dessa festa e aproveitar a vida. 

0 Response to "Uma festa diferente: El día de los Muertos. "

Postar um comentário

Arquivo do blog