A ligação entre Nárnia e sua fé e espiritualidade


Nós todos sabemos que Nárnia é uma história cheia de fantasias que fala sobre um lugar mágico, sedutor e fascinante com diversas criaturas místicas como: centauros, minotauros, príncipes, reis, rainhas, bruxas, faunos e etc; mas quando o autor C.S.Lewis criou tudo isso ele não só quis fazer com que este universo mágico fosse real para quem lesse ou assistisse os filmes de sua crônica, ele teve a brilhante ideia de colocar referências da espiritualidade  em todo o seu conteúdo; e neste post a intenção é mostrar o máximo possível dessas referências para vocês leitores!
    
Uma dessas grandes referências  de Nárnia é o grande leão Aslam que muitas vezes é associado a Deus na história, seja por sua força, bondade, sabedoria ou simplesmente por ser o personagem idolatrado/adorado por todos os personagens como o rei de Nárnia. Aslam é uma criatura  misteriosa e representa as forças do bem, além de ajudar a todos ,  sempre dá diversos conselhos  nas horas mais difíceis, auxiliando  as crianças (Lucia, Susana, Pedro e Edmundo) para que elas sempre façam escolhas  que reflitam o bem delas.

Em muitos momentos, Aslam é um verdadeiro líder podendo ser comparado com Deus, nos filmes/livros,  como em "As Crónicas de Nárnia: O Leão, A Feiticeira e o Guarda Roupa" ele faz um acordo com a Feiticeira Branca se oferecendo para morrer na mesa de pedra e assim libertar Edmundo das influências da Feiticeira; no ritual da mesa de pedra todo o seu pelo é cortado e Aslam é finalmente considerado morto; enquanto seu povo passa por dificuldades Lucia e Susana vão atrás dele e ao encontrá-lo choram por achar que ele estava morto e logo depois ele ressuscita, segue caminho de batalha para ajudar seu povo e seus amigos. Nesta cena fica clara a semelhança dele com Cristo que morreu na cruz para nos salvar e depois ressuscitou.

Já no último filme "A Viagem do Peregrino da Alvorada" Aslam deixa bem explícito que na verdade é Deus no final do filme quando se despede de Lúcia e Edmundo e diz "Voltaremos a nos ver em breve mas no mundo de vocês devem me reconhecer por outro nome" de um jeito discreto ele revela viver em ambos mundos porém em Nárnia seu nome é Aslam.

A simbologia que um leão representa já cria semelhanças entre o animal e Deus: como por exemplo a sua força já que é considerado o rei da selva, por ser o animal mais poderoso e causar medo a suas presas, é um ser autoconfiante, seguro, destemido, e ao mesmo tempo passar uma imagem de ser uma criatura boa. Aslam tem todas essas características , o temor que os seres do mal tem dele também é evidente , por isso suas semelhanças com o próprio significado do animal reforçam ainda mais sua associação com Deus.



Outro fator que revela ainda mais essa ligação com a fé é o fato de o "País de Aslam", o lugar onde ninguém se "escondia", ser como se fosse o Céu ou o Paraíso já que era um lugar onde todos gostariam de estar, onde todas as criaturas boas vivessem e tivessem paz pela eternidade, mas o filme só nos mostra uma criatura de total bom coração entrar.

Aslam também fala sobre isso no terceiro filme quando diz "No meu país sempre tem lugar para os corações bons" ele quer dizer que para aqueles que lutassem pelo bem sempre seriam acolhidos dentro de seu país, no entanto o filme não mostra como é este lugar deixando um certo mistério para o espectador.

             
Tudo isso mostra que Nárnia não é simplesmente uma história de ficção e fantasia porque na verdade existem metáforas por trás dessa terra distante repleta de criaturas mágicas, e se pararmos para pensar a verdadeira Nárnia existe e está dentro de cada um de nós. 


Então leitores, teriam coragem de entrar no armário?

0 Response to "A ligação entre Nárnia e sua fé e espiritualidade "

Postar um comentário

Arquivo do blog