"The Geek (R)evolution"



Existe aquele tipo de termo que acabamos usando no cotidiano mas noventa por cento das vezes, não sabemos de onde vem.  O termo "Geek" é um deles. A origem dos "Geeks" costuma ser confundidos com os Nerds, na verdade, é muito comum que as pessoas pensem no Geek alguém que é apenas mais uma raiz do nerd. O que acontece e o surgimento dos Geeks tem uma forma completamente independente e vem de muito antes até mesmo do termo "nerd".

Cena de Nightmare Alley, de William Lindsay Gresham.
Os primeiros relatos do uso da palavra "Geek" vem de 1876, tempo em que era costume principalmente nos Estados Unidos os pequenos circos que iam de cidade em cidade levando uma série de pessoas bizarras com atrações. Temos costume de lembrar deles como o engolidor de facas, e as mulheres barbadas, mas dentro desse grupo também existiam os "Geek" famosos por comerem insetos e cabeças de frango e tudo o que fosse de nojento e bizarro na frente do publico. Esse termo se popularizou, em 1946, com o filme "Nightmare Alley" de William Lindsay Gresham que estampava nos anúncios das apresentações desses devoradores bizarros, diversas vezes a palavra "Geek".


Apenas um ano antes do lançamento do filme, em 1945, temos que lembrar que ocorreu e acabava de terminar a segunda guerra mundial, essa que mesmo trazendo uma série de males ao mundo, também nos deu o inicio do que conhecemos hoje como aviões, navios, radares, rádio e outras tecnologias que até então não eram tão avançadas assim. Com esse pós-segunda guerra, víamos pessoas dedicadas e obcecadas na produção de tecnologias melhores, não apenas voltadas para a guerra fria que começava, mas para a humanidade no geral. Vimos assim os primeiros computadores nascerem (ENIEC 1947) e com isso um novo significado para o grupo Geek. O que aconteceu foi que decidiram fazer uma brincadeira entre a antiga visão dos Geeks - comedores de insetos - para uma versão bem mais moderna "comedor de bugs de computadorbugs que pode ser traduzida literalmente para "inseto" dai o trocadilho. Foi assim que o Geek deixou de definir apenas pessoas que serviam para entreter a sociedade, para pessoas que possuíam grande habilidade em mexer nas novas tecnologias.

O grupo de Geeks parece ser algo relativamente novo pois aqui no Brasil se tornou mais presente a partir dos anos 90 quando conseguimos de certa forma disseminar os produtos tecnológicos pelo país. A ideia se manteve a mesma, tanto é que em 1996 tivemos o lançamento de  um console famoso e que continua ainda sendo usado de exemplo quando falamos do surgimento desse grupo, o Nintendo 64. Assim como tivemos o surgimento dos computadores pessoais e os primeiros celulares e o grupo era sempre o primeiro e mais bem informado sobre eles, basicamente "experts" no assunto.

Depois dos anos 2000 tivemos uma popularização e "glamurificação" do nome "Geek". Hoje em dia o termo não agrupa somente aqueles que são ligados a tecnologia, mas que de alguma forma são "experts" em qualquer coisa que gostam, ou pelo menos podem ser considerados assim. Claro que a tecnologia continua sendo um dos principal interesses, porém, temos agora um grupo muito mais amplo quando se trata de "gostos" e repleto de pessoas que fazem e querem ser considerados Geeks por ser para a sociedade um grupo de sucesso e altamente inteligente.

0 Response to ""The Geek (R)evolution""

Postar um comentário

Arquivo do blog