Bazinga! Os estereótipos de The Big Bang Theory




The Big Theory é um seriado que retrata o dia a dia de quatro Geeks (Sheldon, Leonard, Raj e Howard) e nos mostra como os Geeks são vistos perante a sociedade. A série além de mostrar os aspectos em comum com os verdadeiros Geeks também nos apresenta alguns estereótipos.

Alguns desses aspectos em comum são a paixão por quadrinhos, RPG, tecnologia, os eventos a que comparecem e até mesmo o fanatismo pelas coisas que gostam (séries, filmes e jogos), e as reações de choque ao conversar com alguém que confunde Star Wars com Star Trek!

Entretanto, a ficção também traz muitos estereótipos. Um dos estereótipos mais notáveis da série é o fato do Geek não se relacionar com outros grupos sociais, ter dificuldade em se relacionar com pessoas do sexo oposto, ser extremamente inteligente (ser um físico ou cientista como na série), não serem vistos como pessoas bonitas e estarem sempre usando roupas que façam referência ao seu gosto pessoal (o tempo todo).

A série não só faz uma visão generalizada dos geeks mas também de todos os grupos sociais, como o modo que Penny e seus namorados ao longo da série são retratados:  Penny é a loira “burra” e tem diversos namorados no decorrer da trama, como, por exemplo, um músico largado ou um jogador de futebol americano grande e bruto.


De qualquer forma, a intenção da série não é ridicularizar o Geek, mas sim mostrar o quanto a sociedade generaliza os grupos sociais, até porque muitos de nós nos identificamos com alguns aspectos dos personagens. Sempre vale uma reflexão sobre o quanto nos relacionamos com estereótipos e com as pessoas. Nesse sentido, o seriado é muito bem-sucedido, afinal de contas podemos nos identificar com muitas coisas. 

E você já se sentiu representado com o seriado? 

0 Response to "Bazinga! Os estereótipos de The Big Bang Theory"

Postar um comentário

Arquivo do blog