Não é só um jogo! Esportes eletrônicos (E-Sport) como esporte oficial.



E quem disse que ficar o dia inteiro na frente do computador, ou colado a um controle não é esporte? Bem, para quem ainda não sabia dessa, agora oficialmente temos o termo E-sports, ou seja, esportes eletrônicos que apesar de bem reconhecidos,estão causando grandes discussões entre aqueles que acreditam e os que não acreditam em seu potencial. 

A origem do E-Sports descende dos antigos campeonatos de arcade (o famoso fliperama).
Não se sabe ao certo quando o E-sports se tornou um esporte oficial aqui no Brasil, mas foi em 2013 que explodiu a moda, e os jogos foram ficando cada vez mais populares, a ponto de lotar estádios em dias de campeonatos.

Esportes eletrônicos já são de grande importância em alguns países, principalmente na Coréia do Sul e outros países asiáticos, a onde existem alguns canais exclusivos para, por exemplo, transmissões de jogos como StarCraft ou League of Legends (aqui no Brasil temos alguns queridinhos online como Twitch.tv e o Azubu.tv).

Aqui no Brasil o E-Sport ainda está se desenvolvendo, com um público em constante crescimento e eventos dedicados a tal esporte já começam a chamar atenção, tanto internacional quanto nacional.

Os jogos mais populares voltados ao cenário competitivo aqui são DotA2, League of Legends, Counter Strike e recentemente Smite.

Os jogadores profissionais têm idade entre 17 e 25 anos, com contrato assinado e patrocinadores; esses jovens de diversos lugares saem das casas de seus pais para morarem em Gaming houses, que seria como um QG (Quartel General ) ou se preferir centro de treinamento, onde moram jovens de mesma equipe com foco em treinamento para jogos competitivos.

Jogadores profissionais ganham em média R$3 mil por mês, treinando 14 horas por dia; vendendo suas habilidades com o mouse e o teclado, estes jovens ganham suas vidas; além dos campeonatos os lucros vem também dos patrocinadores em seus canais na Twitch.Tv e Azubu.tv, onde os jogadores disputam "amistosos" ao vivo (as famosas streams).

O campeonato mais conhecido, digamos assim, aqui no Brasil é o CBLoL (Circuito Brasileiro de League of Legends) ou Campeonato Regional Brasileiro, como algumas pessoas preferem. O CBLoL acontece uma vez a cada ano onde as equipes brasileiras disputam pelo título de melhor do Brasil (atualmente e recentemente a nossa querida PaiN carrega o título, pago pau sim senhor) e terem uma chance de competir pelo titulo mundial (mas entraremos em detalhes nesse assunto numa próxima postagem, ok? Ok.). Os ganhadores do CBLoL, além do troféu, levam para casa grande quantia em dinheiro, grande mesmo!



E isso me faz pensar o por que de algumas pessoas serem tão fechadas com essa novidade, o que vocês acham? Porque, aparentemente, o salário não é tão diferente de outras profissões. E afinal, viver de games deve ser um sonho, não? 

1 Response to "Não é só um jogo! Esportes eletrônicos (E-Sport) como esporte oficial."

  1. O CBLol acontece em duas edições, um em cada metade do ano, o primeiro da vaga pro Wild Card do MSI (Mid Season Invitational) que é um mundialito com as melhores equipes do mundo, já o da segunda metade (apesar de também ter de passar por uma outra classificatória (Wild Card)) garante vaga pro tão sonhado mundial!

    Viver de games é muito interessante, porem é muito, muito sofrido. Quando se fala em 14h jogando parece a coisa mais fácil do mundo, tenta passar você 14h jogando, e mesmo assim entenda que não é a mesma coisa que jogar em alto nível, marcando tempo de cada habilidade utilizada, concentrado em cada movimento para não errar e etc. Fora do game ainda tem seleção de estratégias, ver vídeos da sua partida e dos adversários, acompanhar camps de outras regiões e isso é só o começo. Acredito que seja sim um sonho, mas como qualquer trabalho tem seus pontos positivos e negativos. Para quem conhece sabe que financeiramente vale muito a pena quando o jogador tem certo sucesso no meio, que é muito concorrido. Reconhecimento vem com o tempo, acredito que em menos de 10 anos será esporte olímpico.

    #KeydDeVerdade #GoKeyd

    ResponderExcluir

Arquivo do blog